CATARATAS LADO BRASILEIRO

Cataratas do Iguaçu


As Cataratas do Iguaçu é uma das mais belas paisagens do mundo e é visitada por mais de um milhão de turistas anualmente. São 275 saltos por onde escoam em torno de um trilhão de litros de água por segundo. Independente do clima da época, essa colossal obra da natureza desperta diversas sensações em quem as contempla.

O passeio começa no centro de recepção aos visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, onde os turistas podem adquirir alguns presentes em lojas especializadas, e também poderão ver e até interagir com algum dos painéis distribuídos pelo local. Como é o caso do painel que emite o som de diversos tipos de pássaros da nossa fauna.

Logo após, os turistas embarcam em um moderno ônibus panorâmico, Double-deck, com capacidade para 72 passageiros sentados, que se desloca para o interior do parque, aonde o passageiro vai contemplando a fauna e flora até as Cataratas. Conforme o ônibus se aproxima, o som das quedas das cataratas vai surgindo, aumentando a ansiedade de quem veio visitar esse paraíso.
Chegando ao mirante central, a emoção toma conta de quem visita esse cenário de encher os olhos. Com sua harmonia entre fauna, flora, quedas d’água gigantescas e um arco-íris que corta o céu azul. Cada canto desse local é um cartão postal em potencial.

As Cataratas do Iguaçu se encontram no Parque Nacional do Iguaçu que fica aberto para visitação de segunda a domingo das 9 às 17 horas. No verão, permanece aberto até 18h.
O Parque Nacional do Iguaçu se localiza na Rodovia das Cataratas, Km 18 – Foz do Iguaçu.

Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência de imersão na natureza, através de uma caminhada em trilhas no meio da mata e a proximidade iminente da imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu.

As Cataratas do Iguaçu recebem anualmente mais de 1 milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.

Existem duas opções para se conhecer as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios separados, ou seja, para cada um você terá que pagar um ingresso, mas vale o preço, já que são experiências com perspectivas diferentes. O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo Brasil, é feito através do Parque Nacional do Iguaçu, e pela Argentina, através do Parque Nacional Iguazú, neste caso é necessário ingressar no país através da Aduana, sendo essencial os seus documentos pessoais.


COMPRAS NO PARAGUAI

Cruzando a Ponte Internacional da Amizade (sobre o rio Paraná), está localizada Ciudad del Este.

A seis quilômetros e meio de Foz do Iguaçu, cruzando a Ponte Internacional da Amizade (sobre o rio Paraná), está localizada Ciudad del Este, a segunda maior cidade do Paraguai. Lá existem os mais variados tipos de lojas e de mercadorias, importadas de vários países do mundo. São milhares de artigos, como por exemplo equipamentos de informática e programas de computador, perfumaria, cosméticos, bebidas, artigos em couro, bolsas, malas e valises, CD’s, fitas-de-vídeo, DVD’s, MD’s, relógios, equipamentos de esporte (como golf e tênis), óculos-de-sol, roupas e acessórios de grifes internacionais, bijuterias finas, cristais, prataria, artigos escolares, decorativos, e para cozinha, tapetes persas, turcos e de outras regiões do oriente, além de milhares de outros artigos, inclusive artesanato local.

 

Duração do passeio: aproximadamente 3 horas.

Observações:

Use roupas leves, calçados baixos e prepare-se para caminhar.

Para passar a aduana é necessária a apresentação de documentos originais. Só serão aceitos identidade civil (RG brasileiro) ou passaporte.

Estrangeiros devem ter o passaporte e verificar antes se é necessário o visto consular.

O valor da cota de compras sem pagamento de impostos, para pessoas residentes no Brasil, é de U$300,00. O valor do imposto sobre o excedente do valor da cota é de 50% ou, de acordo com a legislação vigente.

Bebidas somente são permitidas se até quatro garrafas por pessoa.

MACUCO SAFARI

Um dos passeios mais procurados pelos turistas que viajam até Foz do Iguaçu é o Macuco Safari. Realizado no interior do Parque Nacional do Iguaçu, a excursão leva os visitantes a uma aventura sob as quedas das Cataratas do Iguaçu.

O passeio começa no portão de embarque, onde os aventureiros embarcam em carretas abertas puxadas por veículos elétricos desenvolvidos para esse passeio que visa uma integração de respeito entre o homem e a natureza.

Ao longo dos três quilômetros de trilha, pode-se observar uma fauna rara que se mescla com a flora de intensa beleza, e, com sorte, o turista pode registrar momentos únicos de animais silvestres pelo caminho. Todo o percurso é acompanhado por guias bilíngues experientes que esclarecem algumas características de árvores centenárias, bromélias, orquídeas, entre outras espécies que encantam a todos.
 

Como a intenção intrínseca do passeio é a interação do homem com o meio ambiente, uma extensão da trilha, cerca de 600 metros, é feita a pé. Uma caminhada prazerosa em meio ao canto dos pássaros e o som das quedas d’água. Uma parada no Salto do Macuco Safari, pequena cachoeira no interior do parque, é o momento para admirar e se refrescar.

Após esse circuito, os visitantes chegam ao cais do Macuco Safari e adentram em embarcações infláveis bimotores, equipadas com coletes salva-vidas. O barco enfrenta as corredeiras do Rio Iguaçu em toda sua grandeza, trazendo adrenalina e emoção para todos que participam dessa aventura.

O passeio ainda conta com a embarcação se aproximando da extasiante Garganta do Diabo, e chega ao auge em uma manobra do barco em que o visitante é batizado pela natureza em um banho pelas quedas das Cataratas do Iguaçu.

 

O passeio Macuco Safari é realizado no Parque Nacional do Iguaçu e está situado na Rodovia das Cataratas, km 25 em Foz do Iguaçu.

O Macuco Safari funciona diariamente das 9:00h às 17:00h.

ITAIPU BINACIONAL

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos projetos de engenharia mais ambiciosos do mundo. Uma colossal usina que fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e abastece 71,3% do consumo paraguaio.

Construída para reter o curso do Rio Paraná, a barragem é uma imensa estrutura de concreto de oito quilômetros de comprimento por 167 metros de altura, que contorna o reservatório da Itaipu Binacional e sobre a qual estão instalados os dutos e as unidades geradoras de energia elétrica.

 

Por ser a maior usina hidrelétrica do mundo, conhecer de perto essa gigantesca construção torna-se um passeio obrigatório para os turistas que visitam Foz do Iguaçu. E pensando nisso, a Loumar Turismo te leva para conhecer os principais passeios realizados na Itaipu Binacional.

A visita panorâmica é um desses passeios realizados na usina. O turista embarca em um ônibus que realiza um tour por toda a extensa área da represa, onde paradas estratégicas para a contemplação são realizadas, e para que algumas fotos possam ser tiradas para levar consigo uma lembrança dessa majestosa estrutura. Um ponto essencial do passeio é a parada na Estação Mirante Central, um ponto privilegiado para a admiração da barragem e do vertedouro. Um momento único em um lugar que se destaca como um dos mais belos cartões postais da cidade de Foz do Iguaçu.

O Circuito Especial é outro passeio que pode ser realizado na usina. Um passeio mais completo que se inicia no ônibus onde um guia especializado passa algumas informações sobre como será a visita. A primeira parada é no mirante, onde a contemplação do local deixa todos extasiados com tamanha beleza. Também é possível contemplar as ondas gigantes do vertedouro, que impressionam pela sua força.

Logo depois, o visitante chega à estação barragem de concreto de 196 metros de altura. Uma visão ampla do reservatório do lago de Itaipu e do Rio Paraná é parte do passeio. A parada na Estação Catedral é de muita importância, pois o turista se vê em frente a um paredão de concreto de tirar o fôlego e ainda conhece o antigo leito do Rio Paraná. No interior é permitido aos visitantes observar o eixo de uma turbina em atividade.

A Iluminação da Barragem também faz parte dos passeios que podem ser realizados ao visitar a usina. Uma impactante visão dessa gigante construção toda iluminada, que causa admiração maior ainda e em especial nas noites de lua cheia.

 

Horários de Visitas:

- Visita Panorâmica – diariamente, das 8h às 16h. Saídas às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.

- Circuito Especial – diariamente, das 8h30 às 16h30. Saídas às 8h30, 9h, 10h30, 11h, 14h, 14h30, 16h e 16h30.

É aconselhável fazer reserva com antecedência. Não é permitido uso de saias, chinelos ou shorts.

A Iluminação da Barragem pode ser visitada nas sextas e nos sábados tanto pela margem brasileira como pela paraguaia. No Brasil, os shows acontecem às 20h (21h no horário de verão). No Paraguai, às 18h30.

 

Demais atrações do Circuito Turístico Itaipu - O turista ainda tem a opção de adquirir pacotes para as visitas combinadas, conhecendo, além da usina hidrelétrica, o Ecomuseu, a Iluminação da Barragem da Itaipu Binacional, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e o Refúgio Biológico Bela Vista.

PARQUE DAS AVES

Se existe algo que merece ser contemplado com admiração e respeito, esse elemento pode ser chamado de natureza. Nada é mais gostoso do que admirar uma bela paisagem, e compartilhar essa vista com alguém realmente especial.

 

E quando o assunto é férias, buscar por um destino que proporcione essa tranqüilidade natural, é uma receita eficiente para alcançar o descanso tão merecido. Não é mesmo?

 

Foz do Iguaçu é seu destino ideal. A cidade oferece inúmeras opções de passeios que proporcionam um contato direto com a natureza, sem contar no prazer de conhecer de perto uma das 7 maravilhas da natureza.

 

O Parque das Aves funciona como o programa em família, que se define na soma de ecologia e educação ambiental. Você e sua família se aventuram aprendendo ao mesmo tempo. Aqui são mantidos mais de 90 aves de 150 espécies onde algumas são ameaçadas de extinção, além de borboletas, jibóias, jacarés, sucuris e outros.

 

O turista irá se aventurar nas trilhas do Parque, enquanto se encantam com as belezas de papagaios e tucanas, e ainda se diverti com a  possibilidade de tirar uma foto a arara nos braços, que faz pose e se exibi para a câmera.

 

Durante o trajeto você conhecerá também um pouco da vegetação local, assim como sairá com as energias renovadas depois de praticar esse exercício físico e animador, visando o respeito aos animais que alegram o ambiente.

 

No Parque das Aves o contato com as aves é tão próximo, que é impossível sair daqui sem ficar apaixonado pela natureza local, do Brasil e do mundo.